O Drama do século XXI
Contexto, problemas e ações.
O papel da Escola na prevenção deste fenómeno

Tarefa assíncrona 1
Instrução
A atividade final deste módulo consiste em colocar os alunos a analisar várias mensagens e identificar qual o tipo de desinformação em causa, com recurso à tabela “Para além das ‘notícias falsas’ – 10 tipos de notícias enganosas”, da Associação Europeia para os Interesses dos Telespectadores (EAVI).
Recurso em inglês https://eavi.eu/wp-content/uploads/2017/07/beyond-fake-news_COLOUR_WEB.pdf e tradução em português: https://milobs.pt/wp-content/uploads/2020/04/Quadro-Beyond-fake-news-TRADU%C3%87%C3%83O.pdf
Tendo como ponto de partida ou inspiração a proposta apresentada pelo MILOBS (clicar na palavra para aceder), elabore uma atividade semelhante, direcionada para uma determinada turma / grupo de alunos.
Apresente aqui um pequeno resumo da atividade e, se possível, algum feedback do trabalho realizado com os alunos.
Nota: Como alternativa (e caso domine a língua inglesa) pode utilizar o Beyond the headlines verification game (clicar na ligação).
Caso não tenha turma, planifique uma atividade semelhante que pudesse ser utilizada com os alunos em contexto de Biblioteca Escolar ou outro.
Apesar de termos realizado parte desta tarefa durante a sessão, inicialmente, considerei que o desafio seria grande, sobretudo pela dificuldade de aplicação até à sessão seguinte, já que nas turmas de ensino secundário que tenho estava em fase de revisões e consolidação de aprendizagens para os momentos de avaliação a realizar nas duas últimas semanas de janeiro. Considerei também que a atividade seria difícil para as turmas de 8º ano às quais leciono Letras+Digitais, já que se enquadra na análise da intencionalidade comunicativa, abordada na disciplina de Português. No entanto, pesando a situação, achei que era importante arriscar, até para poder fazer uma avaliação da experiência que será útil, dada a intenção de a replicar em fevereiro nas restantes turmas.
Delineei algumas ideias, pesquisei nos sites indicados, pensei que seria bom associar a atividade à ENEC e, por isso, consultei o Referencial de Educação para os Média.
Seguidamente, recolhi mais informação e imagens e pedi ajuda ao Copilot, para elaborar o plano de aula com encontrar atividades motivadoras. Misturei tudo e desenhei uma atividade para 100 minutos a ser aplicada no 8º ano, em duas semanas consecutivas.
Cenário de aprendizagem
Desinformação - identificar notícias falsas
Recursos
Usados na atividade
Recursos extra
Apliquei a atividade em duas turmas de 8º ano e constatei que eles estão familiarizados com o conceito de desinformação, sabem (dizem saber) que as redes sociais interferem na qualidade de informação e penso que a atividade resultou no sentido de os alertar para as motivações subjacentes à informação que vai circulando com um teor de falsidade variável. A dificuldade de concentração dos alunos foi o principal entrave à atividade, mas a quantidade de informação presente na ficha informativa também. Em futuras aplicações, penso que simplificarei a ficha na aplicação ao 3º ciclo, podendo mantê-la no ensino secundário.
Além disso, construí um cenário de aprendizagem para poder ser replicado na escola, integrado nas atividades de educação digital já agendadas. Também os recursos associados ao cenário foram disponibilizados e usados por outros colegas. O respetivo cenário e materiais está disponível no site do PADDE e no espaço digital dedicado á desinformação, que terá uma secção designada "Cenários de aprendizagem"