O Drama do século XXI
Contexto, problemas e ações.
O papel da Escola na prevenção deste fenómeno

Módulo3
Sumário
Módulo 3 | Ferramentas (6 horas 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
1. Verificação de factos
1.1. Vamos fazer de jornalistas
1.2. Fact Checkers
1.3. Usar ferramentas de jornalistas em sala de aula
Embora tivesse estado ausente na maior parte desta sessão, analisei todos os diapositivos apresentados, explorei os fact checkers, sobretudo os que poderão ser mais usados com os alunos, no meu contexto - aula de português.
No entanto, nas turmas em que o inglês existe como disciplina, e promovendo a tão desejada articulação, penso que existem outros sites de verificação de informação muito interessantes. Adicionei-os, por isso, ao site que criei sobre este tema e que se integra no plano de desenvolvimento digital da escola.
Desconhecia o facto interessante de podermos através do google maps saber o número de pessoas que poderão estar num local ou a distância e medidas do mesmo, o que pode confirmar ou desmentir informações /imagens sobre concentração de pessoas.
Algumas notas:
A história da "árvore-polvo", que desconhecia foi esclarecedora do impacto que a imagem e a informação falsas têm quando bem construídas e de como é fácil fazê-lo.
ouvir a canção:
https://www.youtube.com/watch?v=fAylGe8J-9Y
e também de como se pode ajudar esta falsa informação para promover a informação:
https://lesley.edu/article/educating-children-to-tell-fact-from-fiction-on-the-web

Infografia de fácil utilização que poderia ser afixada na escola para trabalhar a literacia dos media

Luísa Lima, Formação sobre desinformação
Quadro a explorar com os alunos numa atividade de análise e avaliação de imagens
Alguns conselhos a reter, (mas de difícil aplicação, até porque, como vimos num artigo anterior, o ser humano é cognitivamente tendecialmente preguiçoso...)
-
Procurar pontos de referência e cruzar com mapas ou outras fotos da área.
-
Verificar roupas, edifícios, idiomas, matrículas, veículos.
-
Cruzar boletins meteorológicos para confirmar data e hora; analisar as sombras.
-
Tentar encontrar e contactar a fonte.

Jogo a explorar com os alunos, já que não só apresenta a resposta correta como fornece as ligações que a comprovam, o que poderá ajudar os alunos a perceber que procedimentos devem ter para avaliar a veracidade das imagens .
Quadro de apoio à análise dos títulos e notícias, que achei muito interessante, já que permite gamificar mais uma atividade de exploração de notícias e abre caminho para uma discussão final sobre as opções tomadas. e as conclusões a que chegaram.
Por isso, traduzi-o para português e resolvi integrá-lo numa das atividades a realizar sobre a desinformação.

O resto da formação incidiu sobre fact checkers que me levaram numa longa viagem de exploração e de compilação e deram origem a mais um item de menu no site criado. Penso que uma atividade a desenvolver com os alunos deveria ser só a exploração destes sites, já que eles não os conhecem e poderia ser uma forma de ir desmontando muitas das informações falsas que interiorizam.