
A sociedade digital em que vivemos hoje coloca-nos múltiplos desafios. As mesmas redes sociais e sites que nos aproximam uns dos outros e nos permitem comunicar com eles transmitem-nos informações e dados. Além disso, os seus utilizadores também podem produzir informação. A questão que, consequentemente, se coloca é: como validá-la?
A desinformação é, de facto, um enorme problema da sociedade atual. Alguns rankings colocam-na no topo de uma tabela, logo após conflitos entre estados, fenómenos meteorológicos extremos e confrontos geoeconómicos. Isto justifica por si só a necessidade de aprofundar o tema.
Este interesse aumenta quando se constata que esta desinformação circula sobretudo através das redes sociais, que são o veículo de informação preferido pelos jovens, o que significa que serão estes as suas principais vítimas, e que as ameaças à democracia são uma realidade cada vez mais forte e generalizada. Com efeito, a ligação entre tecnologia, internet, redes sociais e democracia afeta todos, porque condiciona que informação recebemos e a velocidade com que esta se propaga.
Este site foi criado no contexto de uma formação realizada no Centro de Formação Bragança Norte, com o título "Contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno" e constitui-se como um suporte ao trabalho que é necessário realizar sobre a desinformação em contexto escolar.
A dimensão do problema
Uma pesquisa breve sobre o tema conduziu-me a esta página e a este diagrama que mostra o fenómeno da desinformação nos lugares cimeiros dos riscos em 2025, o que é assustador e alerta para a premente necessidade de agir
"A guerra é o maior risco global para 2025
A desinformação é vista mesmo como principal risco a curto prazo (dois anos), confirmando a tendência já do ano anterior. Pode gerar dúvida sobre comunidades ou sobre políticos e países, sobre o que se passa numa zona de conflito, criar conflitos, afectar o comportamento dos eleitores..."
https://www.publico.pt/2025/01/15/azul/noticia/guerra-maior-risco-global-2025-2118794

in Público

Esta rede confirma bem o peso da desinformação na sociedade atual, associada a outros problemas já existentes e relativamente aos quais várias ações têm sido realizadas: a ciberespionagem, o mau uso da IA, a censura e vigilância...
Repare-se que a dimensão da desinformação é idêntico ao da polarização social...