top of page

Introdução
A sociedade digital em que vivemos hoje coloca-nos múltiplos desafios. As mesmas redes sociais e sites que nos aproximam uns dos outros e nos permitem comunicar com eles transmitem-nos informações e dados. Além disso, os seus utilizadores também podem produzir informação. A questão que, consequentemente, se coloca é: como validá-la?
A desinformação é, de facto, um enorme problema da sociedade atual. Alguns rankings colocam-na no topo de uma tabela, logo após conflitos entre estados, fenómenos meteorológicos extremos e confrontos geoeconómicos. Isto justifica por si só a necessidade de aprofundar o tema.
Este interesse aumenta quando se constata que esta desinformação circula sobretudo através das redes sociais, que são o veículo de informação preferido pelos jovens, o que significa que serão estes as suas principais vítimas, e que as ameaças à democracia são uma realidade cada vez mais forte e generalizada.
Com efeito, a ligação entre tecnologia, internet, redes sociais e democracia afeta todos, porque condiciona que informação recebemos e a velocidade com que esta se propaga.
Este site foi criado no contexto de uma formação realizada no Centro de Formação Bragança Norte, com o título "Contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno" e constitui-se como um suporte ao trabalho que é necessário realizar sobre a desinformação em contexto escolar.
Sobre mim
Tópicos
bottom of page